terça-feira, 27 de maio de 2008

Medicina & Saúde: Saúde Feminina

Há um crescimento visível da importância do papel da mulher na sociedade. Isso se reflete não só no comportamento, mas no consumo de informações e de produtos. Pensando nisso, a revista Âmbito Farmacêutico traz uma matéria que aborda alguns dos principais problemas que afligem a mulher moderna. Aproveite as informações para esclarecer as dúvidas de suas clientes

Higiene íntima

A vagina e a vulva (conhecidas popularmente como "partes íntimas") compõem o conjunto dos órgãos genitais da mulher. Com um formato cilíndrico, a vagina é a parte interna da região pélvica, que além de servir como passagem para bebê na hora do parto, também recebe e acomoda o pênis durante o ato sexual.
A vulva corresponde à parte externa dos órgãos genitais. Estão localizados na vulva: o monte pubiano (aquele dos pelos), o clitóris e o seu capuz (órgão sexual mais sensível da mulher), abertura da uretra (logo abaixo do clitóris), entrada da vagina, hímen (no caso das virgens), grandes e pequenos lábios.Uma higiene íntima adequada, com a utilização de produtos recomendados para este fim, é fundamental para manter estes órgãos livres de infecções.
A vagina já acomoda, naturalmente, uma série de microorganismos, que formam a flora vaginal. Os bacilos de Doderlein, por exemplo, são bacilos normais da vagina, que se alimentam de glicogênio, produzidos pelas células vaginais estimuladas pelos hormônios femininos. Estes bacilos produzem ácido lático, o que mantém a pH da vagina ácido para evitar a proliferação de bactérias causadoras de doenças.
Um descuido pode levar ao surgimento de doenças dos mais variados tipos. Secreções e corrimentos são normais, porém, tudo o que for em excesso merece uma atenção maior e o auxílio de um médico ginecologista.
Não é apropriada a utilização de talcos e perfumes, o que pode acarretar alergias e infecções. Outra dica importante é a priorização de calcinhas de algodão e evitar o uso de absorventes externos no dia-a-dia.
Atualmente, o mercado disponibiliza diversos produtos para cuidar da higiene íntima da mulher, como:
-Sabonetes íntimos: Possuem ação anti-séptica natural que impede a proliferação de microorganismos nocivos. - Mantém o pH natural da mucosa genital. Desodorantes íntimos
- Desodorante anti-séptico jato seco: Pode ser aplicado após a higiene íntima, quantas vezes for necessário.
- Lenços íntimos higienizantes: Especial para a pele sensível da região genital
- Lenços suaves e resistentes: repletos de ativos hipoalergênicos que conservam e restauram a microflora da pele. Para eliminar as impurezas da superfície e deixar os poros mais limpos.

Tensão pré-menstrual

A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) ou transtorno disfórico pré-menstrual é uma síndrome que atinge as mulheres e se caracteriza por inúmeros sintomas psíquicos e físicos. Geralmente, os sintomas da TPM aparecem desde quinze dias até um dia antes da menstruação (fase lútea) e desaparecem poucos dias após o início do ciclo. De acordo com um estudo inédito realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Centro de Pesquisa em Saúde Reprodutiva de Campinas (Cemicamp) com 860 brasileiras, com idade entre 18 e 35 anos, aproximadamente 80% das mulheres disseram que têm ou já tiveram TPM, sendo que em 95% dos casos foram atribuídos à síndrome pré-menstrual sintomas físicos e emocionais.
Causas
Muitas hipóteses tem sido aventadas a respeito das causas desta doença, mas, hoje em dia, o que parece prevalecer é que seja ocasionada por influências hormonais normais do ciclo menstrual, que interferem no sistema nervoso central. Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina. É importante ressaltar que esta síndrome acompanha a ovulação normal da mulher.
Sintomas
Para muitas mulheres os sintomas da TPM são uma parte bastante desagradável de seus ciclos menstruais. Os sintomas mais comuns associados ao problema são: ganho de peso por retenção de líquidos, inchaço abdominal, sensibilidade e dor nos seios, tensão ou ansiedade, alterações de humor, irritabilidade ou raiva, mudanças de apetite e desejos por comida, dificuldades para pegar no sono e insônia, dores musculares e nas juntas, dor nas pernas, dor de cabeça, cansaço. Embora a lista de sintomas seja longa (mais de 200), a maioria das mulheres sente apenas alguns sintomas. Para algumas mulheres, as dores físicas e o estresse emocional podem ser severos a ponto de afetar sua rotina profissional e atividades de lazer e descanso.
Tratamento
Por se tratar de uma síndrome, não existem tratamentos específicos já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher. Alguns estudos mostram que a vitamina B6 (piridoxina), a vitamina E, o cálcio e o magnésio podem ser usados com melhora dos sintomas. Outro medicamento é o ácido gamalinoleico, um ácido graxo essencial que pode ser encontrado no óleo de prímula. Como esta síndrome está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar com o uso da pílula anticoncepcional que suspende a ovulação. É possível encontrar pílulas anticoncepcionais que ajudam as mulheres a combater os sintomas da TPM e desejam uma anticoncepção hormonal. Também existe no mercado uma opção à base de cloridrato de sertralina (da classe dos antidepressivos). Esta molécula equilibra os níveis de serotonina no período pré-menstrual.
O melhor tratamento para a síndrome é o que, sozinho ou associado, reduza os sintomas. Deve-se lembrar que qualquer medicamento, mesmo "natural", só deve ser usado mediante prescrição médica. (por Luciana Veríssimo)
(Fonte: Revista Âmbito Framacêutico)