terça-feira, 13 de maio de 2008

Diferença de tratamento



Que tal falamos sobre as conquistas das mulheres em outros países? Aqui nos Estados Unidos, a mulher americana lutou tanto pelo direito de sair de casa e trabalhar competindo com o homem, que o resultado foi de que o homem se acomodou, ficando mais em casa e a tonta da mulher tentando fazer carreira ( isso lógico, em termos de classe média e de baixa renda) e praticamente sustentando o marido.
O salário da mulher nos EUA também ainda é menor do que o de um homem ocupando a mesma posição numa empresa. Toda a luta pela liberação da mulher teve um lado negativo.
Em compensação, o homem americano é menos machista. Você dificilmente ouve comentários maliciosos vindo de um homem para uma mulher andando na rua, como se ouve no Brasil. Dois anos atrás, eu assisti um programa americano chamado AMAZING RACE que foi filmado em São Paulo.
Num certo momento do programa, algumas garotas americanas tinham como tarefa a montagem de motocicletas que haviam sido previamente desmontadas. Elas comecaram a montar as motocicletas na calçada de uma oficina mecânica em SP. Ao redor delas. espectadores assistiam e faziam comentários a respeito das meninas.
Eu fiquei chocada com os comentários de fundo sexual extremamente grosseiros e degradantes que os homens faziam. Aqui o homem vai preso se fizer um comentário desse tipo para uma mulher estranha na rua. A lei te protege. Da mesma forma no trabalho, o assédio sexual é punido.
Enviado por Elisa Ficarelli Mikenas, Diretora Executiva de Manutenção de Hotéis, que mora há 16 anos nos EUA