terça-feira, 15 de abril de 2008

Estamos aqui, pro que der e vier!

Este blog quer contribuir pra, ao nosso ver, a única revolução em marcha: a revolução feminina. Há mais de 100 anos, as mulheres lutam por melhores condições de vida e trabalho, e acima de tudo, contra a supremacia do modelo machista, infelizmente, ainda tão presente na nossa cultura (e cá entre nós, do qual, nós mulheres temos nossa parcela de responsabilidade). Nesse sentido, vale voltar ao ano de 1857, quando 130 companheiras morreram carbonizadas dentro de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque (EUA) por terem se rebelado contra as péssimas condições de trabalho. Naquela época, elas já lutavam pela igualdade de direitos com os seus companheiros homens, pois trabalhavam mais de 16 horas diárias e recebiam bem menos por isso. Bom, isso pra nós não é nenhuma novidade, visto que ainda hoje, mesmo com maior escolaridade, continuamos ganhando até 50% menos que os homens.
Também vale lembrar que no Brasil, apenas em 1932, conseguimos o direito de votar e de ser eleitas. Nosso voto tem apenas 78 anos, pois antes éramos consideradas "incapazes" para decidir os rumos políticos no nosso País. Há anos resistimos ao machismo e à discriminação.
Ou quem esquece, que mesmo com tantos avanços, somos nós que ainda fazemos quase todo o serviço da casa, ou seja, a sociedade nos "deu" direitos, mas instituiu o "terceiro expediente" à noite, quando chegamos em casa?
Romper com isso, totalmente, ainda está no plano das idéias, pois os homens ainda são criados para não assumir responsabilidades com a casa ou a família. Resultado: mulheres sofrendo mais com o stress e com problemas cardíacos.
Nosso blog quer dar uma força discutindo esses assuntos mais diretamente. Vamos falar sobre os diversos aspectos que envolve a saúde feminina, e não apenas os relacionados à saúde sexual. Queremos divulgar projetos de lei, parados ou em andamento, que beneficiem a mulher, mas dos quais, muitas vezes, não tomamos conhecimento. Vamos refletir sobre o movimento feminista no Brasil, que depois de anos de luta e de ampla participação na bancada feminina que elaborou a Constituição de 1988, sofre diversas tentativas de ser sufocado ou de ter acabado. Também ficaremos de olho na mídia, destacando matérias que falam do nosso cotidiano, das nossas dificuldades e da verdadeira beleza que existe em ser mulher. Não a beleza pregada pelas reportagens de estética ou beleza das chamadas "revistas femininas", cujo objetivo principal é seduzir o homem. Mas aquela que existe na força feminina, que assume diversas tarefas e ainda encontra tempo pra sensibilidade e pro afeto. Aquela força, da qual, um homem de grande sensibilidade, Milton Nascimento, eternizou: "Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre. Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida....E vamos à luta!!